Vitamina B12: para que serve, sintomas de deficiência no corpo e malefícios do consumo em excesso

autor

 Você sabia que a vitamina B12 é uma daquelas que o corpo não produz, mas é fundamental para diversas funções do organismo? Também conhecida como cobalamina, ela é principalmente encontrada em alimentos de origem animal e sua deficiência pode levar a uma série de problemas de saúde, como a anemia megaloblástica

A endocrinologista Ana Flávia Torquato explica que as principais funções dessa vitamina são: “auxiliar a produção de glóbulos vermelhos no sangue, manter a saúde do sistema nervoso e a função cognitiva, contribuir no metabolismo de ácidos graxos, ajudando o corpo a converter gorduras em energia utilizável, e participar na síntese do DNA e RNA, as moléculas responsáveis pelo armazenamento e transmissão das informações genéticas”. 

Esta vitamina é encontrada, conforme a médica, principalmente em alimentos de origem animal, por isso, ela é escassa em frutas e verduras. Há exceções de fontes vegetais que podem conter pequenas quantidades de cobalamina “No entanto, estas não fornecem uma quantidade significativa de vitamina B12 e não são uma fonte confiável para atender às necessidades diárias dessa vitamina”, ressalta. 

São exemplos de fontes vegetais que possuem pequenas quantidades de cobalamina as algas marinhas e alimentos fermentados, como chucrute. Outra fonte são cereais enriquecidos com vitamina B12.